Blog Brasiltec

Blog Brasil Tec

09-02-2012

COMO ESCOLHER UM AQUECEDOR DE AGUA A GÁS

38 comentários

 

ins27g Como Escolher Um Aquecedor De Agua

 

 

 

A primeira condição necessária é uma hidráulica apropriada, com tubulação para água fria, para água quente e para o gás que vai alimentar o aquecedor, que pode ser GLP (gás liquefeito de petróleo) ou GN (gás natural).

Precisamos escolher um aquecedor, baseado nos pontos de consumo que queremos ter água quente (duchas, torneiras, banheiras, etc.).

DIMENSIONAMENTO

Para dimensionamento do aquecedor de passagem as variáveis que são levadas em consideração são: Número de pontos de consumo:

Verificar o número de pontos de consumo que serão atendidos para determinação da capacidade do aquecedor:

8 Litros Atende um banheiro com chuveiro.

10 a 15 Litros Atende um banheiro: um chuveiro, podendo eventualmente atender um chuveiro e uma torneira simultaneamente;

 

18 a 20 litros Atende um banheiro, podendo atender dois banheiros próximos com duchas de 8 Lts de vazão, principalmente no verão.

22 a 26 Litros Atende dois banheiros, com ducha de no máximo 10 litros de vazão.

30 a 37 Litros Atende três banheiros, com duchas de no máximo 10 litros de vazão

- Distância do aquecedor ao ponto de consumo mais desfavorável:

A distância do aquecedor ao ponto de consumo é fundamental para um bom rendimento do equipamento.

Quanto maior a distância do aquecedor ao ponto de consumo, maior a perda de temperatura.

Considerando que posso ter uma perda de até 1° C/m e que o aquecedor de passagem na sua vazão nominal eleva a temperatura da água em + 20° C, se o ponto mais distante está a uma distância de 12 m a perda pode chegar a 12° C.

- Pressão e vazão mínimas para funcionamento.

A coluna d’água mínima entre o fundo da caixa e o ponto de consumo mais elevado não deve ser inferior 8 a 10 m.c.a (métros de coluna d’água). Essa distância depende do produto de cada fabricante.

Observações:

1. As condições hidráulicas do local e a temperatura de entrega da água fria influenciam na autonomia do aquecedor:
2. Se a distância mínima entre o ponto de consumo e a caixa não for atendida, haverá necessidade de pressurizar a rede hidráulica.

Quantos pontos simultâneos posso utilizar ?

Para se dimensionar corretamente um aquecedor instantâneo, preciso saber quantos pontos serão utilizados simultaneamente (o número total de usuários não importa).

O aquecedor pode atender com água quente diversos pontos da casa (pia da cozinha, ducha, banheira, máquina de lavar roupa, bidê, ducha higiênica). Precisamos definir quantos deles serão sempre utilizados simultaneamente. Haverá uma variação quando a temperatura da água fria estiver muito baixa.

Uma boa ducha tem de 10 a 12 l/min de vazão (confirme a da sua ducha), mas algumas delas podem ultrapassar bastante este valor. Se for o seu caso, entre em contato com nosso suporte para o dimensionamento adequado do seu aquecedor.

Considerando duchas de 10 l/min, os aquecedores de 6 a 13 l/min são adequados para uma única ducha. A diferença entre elas é o conforto. Para duas duchas, recomendamos aquecedores de 16 a 25 l/min. Para 3 duchas, aquecedores acima de 25 l/min.

Nos dias mais frios, um aquecedor acima de 25 l/min atenderá bem 2 duchas simultâneas.

Se um dia alguém lhe afirmar que um aquecedor de 15 ou de 18 /min atende 3 pontos simultâneos, peça para ver um deles funcionando e verifique se atende as suas expectativas.

TIPOS DE AQUECEDOR:

AQUECEDOR DE ACUMULAÇÃO: a água é aquecida previamente num reservatório. É indicado quando houver grande volume de água quente utilizado simultaneamente.

AQUECEDOR DE PASSAGEM: nesse tipo de aquecedor, a água é aquecida no momento em que se abre uma torneira de água quente. Aquecedores de passagens são indicados quando se deseja aquecimento instantâneo de água, sem necessidade de um reservatório de acumulação. Os tipos de aquecedores de passagem disponíveis no mercado são:

EXAUSTÃO NATURAL: Os gases provenientes da queima na combustão saem pela chaminé naturalmente. Seu uso é recomendado em áreas de serviço que permitem as adequações exigidas na norma NBR 13103. Existem dois sub-tipos de aquecedores de exaustão natural:

COM PILOTO: possui um piloto que fica permanentemente aceso. Não necessita de energia elétrica.

COM ACENDIMENTO AUTOMÁTICO: não possui piloto e utiliza pilhas comuns para sua ignição. A chama acende quando você abre o registro de água quente e apaga quando você o fecha. Não necessita de energia elétrica.

EXAUSTÃO FORÇADA: O aquecedor possui um exaustor interno que força a saída dos gases proveniente da combustão para fora do ambiente através da chaminé. É utilizado em áreas de serviços onde há restrições para atender as condições exigidas pela norma NBR 13103. Necessita de energia elétrica para funcionar. Em geral, são equipamentos de maior potência. Também são indicados para locais com grande incidência de vento.

FLUXO BALANCEADO: são aquecedores totalmente blindados. São os únicos que podem ser instalados no banheiro. Possuem dutos especiais que utiliza o ar do ambiente externo, tendo duas chaminés, sendo, uma para a entrada do oxigênio e a outra para a saída do gás carbônico.

CARACTERÍSTICAS DOS AQUECEDORES DE PASSAGENS:

- Necessita de pressão em torno de 5 a 10 metros de coluna de água (mca) para o funcionamento em plena capacidade.

- Ocupa pouco espaço para instalação.

- Trabalha com baixa pressão de gás.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

ACUMULAÇÃO

VANTAGEM:

- A água fica armazenada na temperatura determinada pelo termostato em qualquer estação do ano.

- Pode ser utilizado simultaneamente em vários pontos de consumo de água quente.

DESVANTAGEM:

- Ocupar grande espaço útil no local da instalação.

- Se for mal dimensionado, a água quente pode terminar na metade da utilização, necessitando aguardar a recuperação da água quente.

PASSAGEM

VANTAGEM:

- Autonomia – isso porque a água na passagem pelo queimador é aquecida instantaneamente, podendo ser utilizada de imediato, sem esperar o aquecimento de reservatórios sem risco da água quente acabar no meio da utilização.

- Durabilidade – Por não possuir reservatórios, a durabilidade gira em torno de 10 a 15 anos.

- Dimensões – São equipamentos leves, com peso de até 20 kilos dependendo do tamanho. Não ocupa muito espaço e é instalado geralmente na parede da área de serviço. È de fácil remoção para eventuais manutenções.

 

Voltar


06-05-2013
dalton luiz rocha
ola, gostaria de iformaçao sobre esquema hidraulico; como faze-lo. estou terminando uma casa e quero dicas sobre a instalaçao de 2 ducha 2 torneiras e 1 banheira e o aquecedor que devo comprar .
30-07-2013
loide soares domingues paZ
GOSTARIA DE FAZER UM ORÇAMENTO PARA MINHA CASA TORNEIRAS, BANHEIRO E FOGÃO.
cURITIBA PR
30-07-2013
loide soares domingues paZ
GOSTARIA DE FAZER UM ORÇAMENTO PARA MINHA CASA TORNEIRAS, BANHEIRO E FOGÃO.
cURITIBA PR
01-08-2013
LUCIANA BOZZI
Quero um orçamento para minha casa, dois banheiros com ducha. Tem a torneira ( mais não será com agua quente.

Qual o mais apropriado pro meus caso?
19-08-2013
Maria Luiza Santin Pereira
Preciso de orçamento de aquecedor de agua GLP p/ um chuveiro, 3 torneiras e fogao. Fico no aguardo. Obrigada.Maria Luiza
09-09-2013
Osmar
Boa tarde
Sou aposentado, estou adquirindo um ap e ñ conheço nada de aquecedores, por favor me de uma dica de nome e utilização:
Vou ter (02) dois chuveiros, (03) torneiras e (01) uma pia.

Como proceder obrigado. moro na Zona Norte - Santana

Boa tarde
10-11-2013
JULIO CESAR
Gostaria de saber qual é o melhor (marca e modelo) aquecedor de passagem com acendimento automático para 5 pontos (2 duchas, 2 lavatórios e 1 pia de cozinha)?
Existem dispositivos de segurança ou alarme para vazamentos de gás?
Se possível gostaria de saber valores das opções.
Obrigado pela atenção!

Julio Cesar
16-01-2014
Eduardo A. P. Brandão
Bom dia.
Quero colocar um sistema de gás de passagem na minha casa. A parte de encanamento já está ok. Queria colocar gás nos seguintes pontos:
(01) sauna, (04) torneiras, (02) chuveiros, (01)fogão
e (1) forno. Qual equipamento você indicaria?
05-02-2014
Adriana R.
Bom dia!
Gostaria de orçamento de sistema de passagem para apenas 2 pontos(chuveiros). O encanamento está ok.Gostaria que me indicasse qual aquecedor é o mais apropriado para o meu caso, tempo de instalação etc. Meu apto é novo e fica na zona oeste/sp.
Grata
10-03-2014
Graciema Caldas
Quero 4 pontos de agua quente para meu banheiro, mas não pretendo colocar um boiler, quero aquecedor de passagem, qual me recomendariam? E preciso de um aquecedor q saia agua quente direto sem precisar ligar nada.
02-04-2014
ivany
por favor gostaria de saber qual aquecedor seria para dois banheiros com duchas 10 lts
10-04-2014
Osvaldo Jr
Bom dia, Tenho duas duchas de 8Lts no mesmo banheiro... Qual seria mais funcional? colocar 2 aquecedores de 7lts (um para cada ducha) ou 1 aquecedor de 15Lts para atender as duas duchas? O preço de 2 aquecedores 7Lts é normalmente mais barato que um unico de 15Lts... Espaço e ventilação para instalar não é problema... as duas opções funcionam?
Att.,
Osvaldo.
01-05-2014
tiago cazarotto
Bom dia, tenho uma banheira de 1000lts quero substituir o sistemo de aquecimento elétrico p/ aquecimento a gas qual aparelho devo instalar ( em qtd de litros )
05-06-2014
Maxwel
Boa tarde,
Estou terminando um apartamento, já fiz toda instalação pra colocar o aquecimento a gás.Em minha casa são 5 pessoas e o melhor seria um de acima de 30 lts. MInha dúvida é: qual marca escolher?????

grato
31-07-2014
Neisson
Olá gostaria de saber se eu poderia usar o botijão de gaz,de 13 Kg,esse que agente usa pra cozinhar para o aquecedor de uma ducha e qual seria o consumo ou seja contando que iria tomar dois banhos de dez minutos por dia,quanto tempo levaria para acabar o gaz.
29-09-2014
rosiany
Bom dia!
Adquiri um ap com 2 banheiros, cozinha e area de serv. qual é o melhor equipamento que devo comprar?
18-10-2014
José Frajtag
Quero comprar um aquecedor digital. Meu apartamento tem boa pressão por ter 6 andares acima do meu. Tenho 3 banheiros mas NUNCA são usados ao mesmo tempo. Posso adotar um de 21 litros?
09-12-2014
luiz
Gostaria de saber qual o aquecedor mais indicado para 3 chuveiros e pia da cozinha com água quente. Além disso, considerando preço, qualidade, assistência técnica, qual a melhor marca de aquecedor.
Obrigado pela atenção.
09-12-2014
Luiz]
Desculpe-me o erro, mas na verdade são 4 chuveiros e uma pia.
08-02-2015
antonio carlos
Comprei um aquecedor Lorezenti LZ 2000 19L, para atender meu banheiro (apenas um chuveiro e uma banheira de hidro dupla).
Ocorre que a queda dagua e relativamente baixa, pois a distancia entre o chuveiro e a caixa dagua, nao ultrapassa os 03 metros.
ResultaDO foi que apos instalaçao, para a banheira atende relativamente bem, mas quando é somente para o chuveiro, o aquecedor não liga para agua quente. e de forma simultanea tambem nao funciona.
Estou querendo trocar este aquecedor (coloca-lo a venda na verdade, pois está novo sem uso, tenho nota fiscal e embalagem intactos) e comprar um de baixa pressão, mas tenho uma duvida.
Comprando um de baixa pressão, vai atender ao chuveiro e a banheira? mesmo que nao seja de forma simultanea, pois hj so atende a banheira com agua quente. Aguardo um contato por favor.
08-03-2015
Hitler Oliveira
Boa noite,
Estou em dúvidas se ponho um aquecedor de 12 litros ou 16,5 litros no meu spa. Tenho receio do tempo de aquecimento e não sei se será muita pressão pro aquecedor menor. Vou usar uma bomba de 3 vc da jacuzzi. Será q tem algum problema? Será q o menor vai me atender? Meu spa será de alvenaria e terá cerca de 2 mil litros. Aguardo retorno. Obrigado.Hitler e. M. Oliveira
09-03-2015
Luciana Garcia
Bom dia!
Adquiri um ap com 1 banheiro, cozinha e area de serv. qual é o melhor equipamento e marca que devo comprar e onde comprar?
10-03-2015
Rafael
Bom dia,
Moro em um prédio que já possui aquecimento a gás em caldeiras localizadas no térreo, porém a água não chega ao meu apartamento na temperatura ideal. Aparentemente perde muita temperatura no caminho até o 21º andar.
Gostaria de saber se é possível instalar em meu apartamento um aquecedor de passagem,independente das caldeiras do condomínio.
26-03-2015
Marcia Valeria Guimaraes
tenho que comprar um aquecedor e preciso saber qual a capacidade necessária do aquecedor para suportar 3 chuveiros, 2 torneiras com o uso do gás em um apartamento e qual a marca de melhor custo beneficio.
16-04-2015
Renan custosio
A acqua service aquecedores oferece aos nossos cliente aquecedores das melhores marcas do mercado ,as instalações são realizadas por técnicos profissionais e qualificado
Adquira já o seu aquecedor

Contato 2992-8383
07-06-2015
jean pierre possamai
estou com minha casa pronta quero estalar aquecedor de passagem para atender 2 duchas cozinha lavanderia e churrasqueira qual aquecedor mais adequado para esta situaçao caixa de aguá tem altura ate aquecedor 4mt
grato Jean
25-08-2015
henrique
boa noite ! gostaria de saber qual aquecedor devo usar só para uma banheira de media 150 litros e se posso usar gás de botijao
05-09-2015
joao santos ferreira
bom dia

tenho meu aquecedor a 10 anos esta apresentando defeito acende guando ligo chuveiro torneira etc mas tem vezes que nao liga

me ajude
05-09-2015
joao santos ferreira
LORENZETTI

TIPO GRANDE

MODELO UNYC L-10

FABRICADO ANO 2000
15-09-2015
José Carlos
Para os dois últimos andares de um prédio de 30, seria interessante um aquecedor até 25 l/m ou acima? Obrigado!
24-09-2015
MARCIA ROCHA
PARA UM APARTAMENTO NO 12º ANDAR UMA TORNEIRA E UMA DUCHA, E FOGÃO, QUAL O MODELO IDEAL?
31-10-2015
Guilherme
Gostaria de saber se tem uma distância e altura máxima do aquecedor de passagem até o botijão de gás?

Obrigado
16-11-2015
Clara Cardoso
Tenho um Ap com 1 ducha e torneiras ,que tipo de aquecedor é necessário ?.O Ap é próximo ao mar , embora seja de fundos
18-11-2015
beatriz
Sr.cardoso,entao o senhor pode colocar um aquecedor de 17 litros, ele vai atender tranquilo as necessidade do senhor, mais a ducha nao pode ser muito grande, tem que ser uma de ate 10 litros por minuto
08-12-2015
Daniel
Olá eu adquiri um imóvel AP, ele tem um banheiro , e eu queria usar tbm para torneira da pia e para o fogão, qual o aquecedor mais indicado ? O marca mais recomendada
14-12-2015
Renan Custodio
Boa tarde !!!

Dúvidas em AQUECEDORES ,hidraulica e tubulação de gás, eviar um email para .

Beatriz.ltsa@gmail.com

Ou entrar em contato : 2992-8383
19-12-2015
Joao
Gostaria de saber se para 3 duchas de 14 litros e banheira, é melhor um aquecedor mais potente ou dois aparelhos dividindo a vazão?
25-12-2015
André
Gostaria de por um em meu apartamento
Só para as 2 duchas, qual recomendado?
Os vendedores não sabem tirar minha dúvida.
31-12-2015
Joao
Gostaria de saber se para 3 duchas de 14 litros e banheira, é melhor um aquecedor mais potente ou dois aparelhos dividindo a vazão?
17-01-2016
Fabiano
Comprei um aquecedor de 36 litros e o modelo é para gás GN. Vou ter algum problema se utilizar este aquecedor com gás GLP, sem fazer a transformação de GN para GLP ?
18-05-2016
PAULO ROBERTO DOS ANJOS
estou colocando uma banheira hidro marca CODOL GOSTARIA QTAS AGUA CHEIA GOSTARIA DE COLOCAR AQUECEDOR A GÁS. O PREÇO E MANDAR PARA CAMBARÁ - Pr. cep 86390000 ..rua major barbos n 04.chácara dos anjos= parque alambari 1. AGUECE DOR GÁS....PREÇO.....MANDAR ....EU COMPREI E DEIXEI GUARDADO A MAIS OU MENOS 2 ANOS....
26-05-2016
joaquim
Bom dia,
Gostaria de receber orientação para substituir um aparelhoa a gas de 10Lt,que atende apenas um banheiro,oferecendo uma ótima vazão de água,com boa temperatura.Esta instalado sem pressurização de água,há 25 anos,possuindo um desnível do fundo do reservatório de água ao ponto mais alto de uso(chuveiro)de 3/4 metros,sendo abastecido por um cano direto da caixa dagua de diâmetro de 1,5"(polegadas).Obrigado.
12-07-2016
Fabricio
OLÁ, TENHO UM SPA DE 2 MIL LITRO D'ÁGUA, JÁ COM A BOMBA E FILTRO, QUA O AQUECEDOR IDEAL PARA ESTA QUANTIDADE DE AGUA? COMO FAZER ESTE CÁLCULO. MEU INTERESSE É NO AQUECEDOR A GÁS, MÁS JÁ VI QUE EXISTEM VÁRIOS MODELOS.
24-07-2016
Alan
Qual o aquecedor de passagem a gás(GLP) é o adequado para um banheiro com: duas duchas, uma banheira dupla e torneira com misturador?
Qual a vazão de entrada de água de uma banheira de hidromassagem?
24-07-2016
Alan
Qual a coluna de água mínima da caixa d'água para o aquecedor a gás e do aquecedor para a ducha (ponto de uso mais elevado)?
25-07-2016
Julio
Olá, atualmente possuo um aquecedor de acumulação de 100 litros, gostaria de saber se tem como substituir ele por um de passagem e qual seria a provável vazão recomendada para a substituição. Lembrando que o atual atende a 1 torneira (cozinha) e 2 chuveiros, eventualmente ligados ao mesmo tempo. Obrigado.
02-08-2016
mariana
Vou mudar para um apê(3° andar) apenas um chuveiro, gostaria de saber se precisa ser um aquecedor de exaustão forçada ou um comum?
14-08-2016
EDUARDO
Bom dia, tenho uma banheira de 1000lts quero ver a viabilidade do sistemo de aquecimento elétrico em relação ao aquecimento a gas qual aparelho devo instalar ( em qtd de litros )
ou seja qual o mais economico?

Adicionar comentário