A primeira condição necessária é uma hidráulica apropriada, com tubulação para água fria, para água quente e para o gás que vai alimentar o aquecedor, que pode ser GLP (gás liquefeito de petróleo) ou GN (gás natural).

Precisamos escolher um aquecedor, baseado nos pontos de consumo que queremos ter água quente (duchas, torneiras, banheiras, etc.).

DIMENSIONAMENTO

Para dimensionamento do aquecedor de passagem as variáveis que são levadas em consideração são: Número de pontos de consumo:

Verificar o número de pontos de consumo que serão atendidos para determinação da capacidade do aquecedor:

8 Litros Atende um banheiro com chuveiro.

10 a 15 Litros Atende um banheiro: um chuveiro, podendo eventualmente atender um chuveiro e uma torneira simultaneamente;

 

18 a 20 litros Atende um banheiro, podendo atender dois banheiros próximos com duchas de 8 Lts de vazão, principalmente no verão.

22 a 26 Litros Atende dois banheiros, com ducha de no máximo 10 litros de vazão.

30 a 37 Litros Atende três banheiros, com duchas de no máximo 10 litros de vazão

– Distância do aquecedor ao ponto de consumo mais desfavorável:

A distância do aquecedor ao ponto de consumo é fundamental para um bom rendimento do equipamento.

Quanto maior a distância do aquecedor ao ponto de consumo, maior a perda de temperatura.

Considerando que posso ter uma perda de até 1° C/m e que o aquecedor de passagem na sua vazão nominal eleva a temperatura da água em + 20° C, se o ponto mais distante está a uma distância de 12 m a perda pode chegar a 12° C.

– Pressão e vazão mínimas para funcionamento.

A coluna d’água mínima entre o fundo da caixa e o ponto de consumo mais elevado não deve ser inferior 8 a 10 m.c.a (métros de coluna d’água). Essa distância depende do produto de cada fabricante.

Observações:

1. As condições hidráulicas do local e a temperatura de entrega da água fria influenciam na autonomia do aquecedor:
2. Se a distância mínima entre o ponto de consumo e a caixa não for atendida, haverá necessidade de pressurizar a rede hidráulica.

Quantos pontos simultâneos posso utilizar ?

Para se dimensionar corretamente um aquecedor instantâneo, preciso saber quantos pontos serão utilizados simultaneamente (o número total de usuários não importa).

O aquecedor pode atender com água quente diversos pontos da casa (pia da cozinha, ducha, banheira, máquina de lavar roupa, bidê, ducha higiênica). Precisamos definir quantos deles serão sempre utilizados simultaneamente. Haverá uma variação quando a temperatura da água fria estiver muito baixa.

Uma boa ducha tem de 10 a 12 l/min de vazão (confirme a da sua ducha), mas algumas delas podem ultrapassar bastante este valor. Se for o seu caso, entre em contato com nosso suporte para o dimensionamento adequado do seu aquecedor.

Considerando duchas de 10 l/min, os aquecedores de 6 a 13 l/min são adequados para uma única ducha. A diferença entre elas é o conforto. Para duas duchas, recomendamos aquecedores de 16 a 25 l/min. Para 3 duchas, aquecedores acima de 25 l/min.

Nos dias mais frios, um aquecedor acima de 25 l/min atenderá bem 2 duchas simultâneas.

Se um dia alguém lhe afirmar que um aquecedor de 15 ou de 18 /min atende 3 pontos simultâneos, peça para ver um deles funcionando e verifique se atende as suas expectativas.

TIPOS DE AQUECEDOR:

AQUECEDOR DE ACUMULAÇÃO: a água é aquecida previamente num reservatório. É indicado quando houver grande volume de água quente utilizado simultaneamente.

AQUECEDOR DE PASSAGEM: nesse tipo de aquecedor, a água é aquecida no momento em que se abre uma torneira de água quente. Aquecedores de passagens são indicados quando se deseja aquecimento instantâneo de água, sem necessidade de um reservatório de acumulação. Os tipos de aquecedores de passagem disponíveis no mercado são:

EXAUSTÃO NATURAL: Os gases provenientes da queima na combustão saem pela chaminé naturalmente. Seu uso é recomendado em áreas de serviço que permitem as adequações exigidas na norma NBR 13103. Existem dois sub-tipos de aquecedores de exaustão natural:

COM PILOTO: possui um piloto que fica permanentemente aceso. Não necessita de energia elétrica.

COM ACENDIMENTO AUTOMÁTICO: não possui piloto e utiliza pilhas comuns para sua ignição. A chama acende quando você abre o registro de água quente e apaga quando você o fecha. Não necessita de energia elétrica.

EXAUSTÃO FORÇADA: O aquecedor possui um exaustor interno que força a saída dos gases proveniente da combustão para fora do ambiente através da chaminé. É utilizado em áreas de serviços onde há restrições para atender as condições exigidas pela norma NBR 13103. Necessita de energia elétrica para funcionar. Em geral, são equipamentos de maior potência. Também são indicados para locais com grande incidência de vento.

FLUXO BALANCEADO: são aquecedores totalmente blindados. São os únicos que podem ser instalados no banheiro. Possuem dutos especiais que utiliza o ar do ambiente externo, tendo duas chaminés, sendo, uma para a entrada do oxigênio e a outra para a saída do gás carbônico.

CARACTERÍSTICAS DOS AQUECEDORES DE PASSAGENS:

– Necessita de pressão em torno de 5 a 10 metros de coluna de água (mca) para o funcionamento em plena capacidade.

– Ocupa pouco espaço para instalação.

– Trabalha com baixa pressão de gás.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

ACUMULAÇÃO

VANTAGEM:

– A água fica armazenada na temperatura determinada pelo termostato em qualquer estação do ano.

– Pode ser utilizado simultaneamente em vários pontos de consumo de água quente.

DESVANTAGEM:

– Ocupar grande espaço útil no local da instalação.

– Se for mal dimensionado, a água quente pode terminar na metade da utilização, necessitando aguardar a recuperação da água quente.

PASSAGEM

VANTAGEM:

– Autonomia – isso porque a água na passagem pelo queimador é aquecida instantaneamente, podendo ser utilizada de imediato, sem esperar o aquecimento de reservatórios sem risco da água quente acabar no meio da utilização.

– Durabilidade – Por não possuir reservatórios, a durabilidade gira em torno de 10 a 15 anos.

– Dimensões – São equipamentos leves, com peso de até 20 kilos dependendo do tamanho. Não ocupa muito espaço e é instalado geralmente na parede da área de serviço. È de fácil remoção para eventuais manutenções.

 

Fale Conosco
1
Fale Conosco Agora!
Olá,
Estamos on-line fale conosco!